DESCUBRA CRYSTAL RIVER na FLÓRIDA

Quando a temperatura da água cai no Golfo do México, os peixes-boi mudam-se para as águas mais quentes do Crystal River, seguidos de perto por turistas amantes da natureza e outros visitantes.

Localizado ao longo da “ Costa Natural” da Flórida Central,  Crystal River é um dos poucos lugares onde você pode  nadar com peixes-boi . As nascentes fluem a uma temperatura constante de 72 graus, tornando as águas atraentes para todos os tipos de nadadores no inverno.

Enquanto estiver lá, considere uma parada na  Plantation on Crystal River , um lugar de imponentes edifícios brancos e verdadeiro charme sulista. Aqui, a água, o golfe e a boa gastronomia são os principais cartões de visita.

Crystal River é conhecida como a Capital Mundial do Peixe-boi pelas centenas de peixes-boi que gravitam lá nos meses mais frios - de meados de novembro até o final de março - para aproveitar as águas quentes alimentadas pelas nascentes de Kings Bay e Three Sisters Springs . quando as temperaturas no Golfo do México ficam demasiado baixas para que sobrevivam.

É também o lar do único Refúgio Nacional de Vida Selvagem dos Estados Unidos criado especificamente para proteger os habitats do querido animal marinho oficial da Flórida.

Os esforços de conservação são uma prioridade máxima no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River e em Kings Bay , que foi designada como Área de Proteção do Peixe-boi chamada Kings Bay Manatee Refuge.

Para os velejadores, foram implementadas zonas de marcha lenta e de velocidade reduzida/sem esteira nas áreas de refúgio para ajudar a proteger os peixes-boi, uma vez que as lesões causadas por colisões com barcos e hélices são a causa mais comum de mortes de peixes-boi.

Embora as pessoas possam ver e nadar com os peixes-boi em Kings Bay, diretrizes de observação também foram implementadas para proteger esses gentis gigantes.

“A questão mais difícil que enfrentamos é gerenciar os mais de 250.000 visitantes anuais na água”, disse Joyce Palmer, gerente do Crystal River National Wildlife Refuge. queremos educar o público sobre a segurança tanto para eles quanto para os peixes-boi.”

Existem sete santuários de peixes-boi dentro dos refúgios que estão fora dos limites para atividades humanas durante os meses de inverno (15 de novembro a 31 de março), para dar aos peixes-boi “zonas seguras” protegidas para fugir da atividade humana. Os gerentes de refúgio também têm autoridade para expandir as áreas do santuário quando a atividade do peixe-boi no refúgio é alta devido às águas frias no Golfo. A equipe do refúgio também tem a tarefa de ajudar a resgatar peixes-boi feridos e órfãos durante todo o ano em Kings Bay, quando necessário.

Em terra, a equipe do refúgio e os voluntários ajudam educar os visitantes sobre os peixes-boi e seu habitat.

Um novo centro de visitantes com uma exposição interpretativa interativa recém-projetada está em construção no Refúgio Nacional de Vida Selvagem de Crystal River.

“Estamos redesenhando nosso centro de visitantes para que as pessoas possam fazer a conexão que o que fazemos como residentes em Crystal River e os visitantes impactam os peixes-boi ", disse Palmer. "Se os visitantes conseguirem essa conexão, nossa esperança é que, quando partirem, eles levem essa experiência com eles e queiram proteger o habitat dos peixes-boi."

“Os peixes-boi são apenas uma porta de entrada para aprender sobre a conservação da vida selvagem como um todo”, continuou ela. “Trata-se também de preservar a qualidade da água e a vegetação aquática, parte do ecossistema que os peixes-boi precisam e que precisamos ajudar a proteger.”